img -  Akitas e portadores de necessidades especiais

Akitas e portadores de necessidades especiais


 Akitas e portadores de necessidades especiais...

Um encontro feliz, muito feliz!

Encanta testemunhar o nascer de um guardião Akita.

Não digo do parto físico, que já me encanta há muitos anos e até hoje, eu tremo de emoção a cada nascimento.

Refiro-me ao processo de transformação pelo qual, alguns akitas, têm a oportunidade de passar junto a suas famílias e que trazem a tona o seu estado Guardião!

Os Akitas quando equilibrados e estáveis, são excelentes cuidadores e guardiões para crianças, adultos ou idosos com necessidades especiais. Isto porque são delicados, carinhosos, atentos e mais...

Os Akitas apresentam dentre suas várias linhagens dominância baixa, modera, alta e alto desempenho, sendo o cuidado na escolha do filhote para atender a esta necessidade  de grande responsabilidade.

Um filhote que apresente esboço de temperamento em dominância moderada, é o que deve ser escolhido para atender a necessidade da família, pois quando de dominância moderada são mais carinhosos, menos desafiadores e portanto mais obedientes. Captam mais rápido as intenções e necessidade do dono. Este temperamento é indicado sempre em que há crianças na família.

Sim existem Akitas que apresentam o que chamo de “dominância de alto desempenho”, muito embora possam se tornar excelentes cães guardiões, este perfil de dominância não é indicado para pessoas ou crianças com necessidades especiais, pois sua criação requer voz ativa e pulso firme por parte de toda a família.

Sejam crianças, adolescentes ou idosos, as pessoas que vão se relacionar com os filhotes precisam ser bem claras nas suas intenções para que o filhote as compreenda rapidamente.

A chave do sucesso para este encontro  cuidadosamente feliz é: a idade em que o filhote é inserido em seu novo lar, somada a escolha do sexo, e claro o temperamento moderado.

Um exemplo: um idoso que ande com a ajuda de um andador, cadeira de rodas ou usa muletas, precisa que o filhote chegue o mais novo possível em sua casa. Os filhotinhos aprendem muito mais rápido a desviar: do andador, da cadeira de rodas ou das muletas respeitando o espaço da pessoa.

Já os maiorezinhos, são muito sapecas e vão querer brincar achando divertido o movimento dos equipamentos e acessórios. Com toda certeza vão trançar os passos em meio ao andador, podem querer pular nas rodas da ceira e até roer as muletas.


O mesmo ocorre com crianças pequenas que portem necessidades especiais. Tem que haver adequação correta da idade, pois se forem os filhotes muito pequenos serão frágeis demais, e se forem já grandinhos, tendem a brincar de forma mais despojada de cuidados, sendo que a brincadeira de eleição nessa faixa de idade é a mordiscada e simulações de luta e caçada.

O convívio dos cães com as crianças, adolescentes ou idosos portadores de necessidades especiais, traz benefícios em várias áreas desta necessidade, sendo que em primeiríssimo plano a emocional.

Akitas são excelentes guardiões e cuidadores, desde que adequados o perfil de temperamento, idade e sexo adequados, tanto o filhote quanto a formação desta estrutura familiar vão se encaixar perfeitamente.

Tenho acompanhado ao longo dos anos, muitos cães durante este processo de integração às necessidades especiais.

Por isso a importância fundamental na escolha do filhote, com temperamento mais adequado a cada necessidade especial.

É no cuidado da observação deste conjunto circunstancial envolvendo a escolha do filhote e a estrutura da família que se estabelece a harmonia promovendo o florescer de um encontro de almas muito emocionante duradouro e muitíssimo feliz.

Daí a grande importância em acompanhar bastante de perto o desenvolvimento do filhote, orientando a família em todos os aspectos concernentes a promover cada vez mais a estabilidade do equilíbrio no temperamento destes maravilhosos guardiões Akitas !


Se colocadas em prática essas preciosas  observações e cuidados, certamente testemunharemos um lindo encontro de almas, cujo laço permanecerá por toda a vida!

Ficaremos felizes em saber das vossas histórias...tem alguma história pra nos contar? Deixe aqui nos comentários. Vamos amar ler!


Saudações akiteiras...

Soraya* e Ulisses Guedes
Criadores e Juízes CBKC – FCI
30 anos de Criação e Estudo Aprofundado da Raça Akita
 Morada dos Ursos- Site e Blog Temperamento-Comportamental Akita
www.moradadosursos.com.br   e  www.codigoakita.com.br

* - Terapeuta Comportamental Canina especializada em Akitas
   - Consultora e Pesquisadora Comportamentalista de Cães Akitas desde 1987
   - Juíza Especializada na Raça Akita – CBKC/FCI 1993 a 2013


Obs.: compartilhe, publique, replique mas não altere o texto- publique na íntegra- lembre-se dos créditos.
#moradadosursos #‎codigoakita‬ ‪#‎akita‬ ‪#‎akitainu.‬‬‬